Associação Beneficente Escandinava Nordlyset

A Associação Beneficente Escandinava Nordlyset, fundada em 9 de maio de 1891, no Brasil, é o resultado da dedicação e esforço de um grupo de imigrantes escandinavos para assistir à colônia, em especial visando a união e a fraternidade entre os seus membros. Além da notável dedicação para o avanço da indústria, da agricultura e da engenharia, esse grupo inicial muito contribuiu para facilitar a adaptação dos novos imigrantes que aqui chegavam, estimulando sua integração no meio social brasileiro.

Merecem também referência a criação do Fundo de Auxilio para a manutenção dos escandinavos idosos e carentes e os incentivos na área cultural, entre eles o estímulo à formação e expansão da biblioteca da entidade. Entre as realizações dos escandinavos neste século de comemoração da Nordlyset destacam ainda, a construção da Igreja Evangélica Luterana, juntamente com seu centro comunitário.

Dinamarca

Finlândia

Islândia

Noruega

Suécia

A Nordlyset conta com uma sede social no bairro do Brooklin em São Paulo, local onde os seus sócios podem ter momentos de lazer, festas e eventos culturais. Também na sede da Associação se encontra o Restaurante Svanen, especializado na cozinha escandinava.

A Feira Escandinava, realizada todo ano, tão conhecida e esperada, atrai dez mil pessoas aproximadamente, num só dia. Da mesma forma, os recursos obtidos são destinados a várias entidades beneméritas brasileiras.

Jens Olesen - Presidente
Renato Pacheco e Silva Bacellar Neto - Vice-Presidente